Realização

Gema O Grupo de Educação e Mudança pela Arte é uma entidade sem fins lucrativos que tem como finalidade elaborar, administrar e articular eventos, projetos e atividades educacionais e culturais com foco na inclusão visual. Trabalha para estimular a produção, uso e leitura da imagem e outros meios de comunicação, de uma forma criativa, lúdica e crítica, considerando o seu poder de contribuir com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Composto por Eduardo Queiroga, Mateus Sá, Rachel Ellis e Vládia Lima, o grupo realiza capacitações, cursos, oficinas e workshops nas áreas de comunicação e artes visuais, sempre procurando promover e articular atividades junto a outras entidades (governamentais, não governamentais e privadas) e realizar ações para aumentar a ‘voz’ de grupos que tradicionalmente ficam fora dos meios de comunicação e/ou estão representados com uma imagem negativa. Assim como a realização do 1º EFE, o grupo procura estimular entidades governamentais, não governamentais e escolas para incluir as artes visuais em seus trabalhos socioeducativos.

O GEMA foi constituído em novembro de 2008 para dar continuidade ao trabalho do projeto FotoLibras, projeto de fotografia participativa com jovens surdos que começou em Recife-PE em 2006. Em 2009, o grupo elaborou um novo projeto, intitulado ‘Espelho d’Água’, que foi contemplado no BNB Programa de Cultura e executado em 2010. Em 2011, em parceria com a produtora Desvia, trabalhou na elaboração de material pedagógico para acompanhar o documentário Um Lugar ao Sol. Em 2012, duas exposições foram coordenadas pelo grupo: ‘Por Contato’, do FotoLibras, no Centro Cultural dos Correios, Recife-PE; e ‘Antes de Ontem, Ontem e Hoje’,  do fotógrafo Mateus Sá, na Galeria de Arte Graça Landeira, Belém-PA.

GEMA

GEMA – Mateus Sá, Rachel Ellis, Eduardo Queiroga e Vládia Lima. / Foto: Humberto Reis.

Mateus Fotógrafo, professor e agitador cultural. Co-Fundador do FotoLibras e do GEMA. Publicou o livro ‘Luz do Litoral’ (2005). Coordenou a Semana de Fotografia do Recife, de 2007 a 2010, e o Pequeno Encontro da Fotografia em 2012. Atualmente é bolsista do 48 Salão de Artes Plásticas de Pernambuco e promove a itinerância de sua nova exposição ‘Antes de Ontem, Ontem e Hoje’, que já passou por Recife-PE, Belém-PA e João Pessoa-PB.

Rachel Ellis Produtora e educadora. Tem mestrado em políticas públicas e 10 anos de experiência gerenciando projetos sociais. Acredita no potencial transformador da arte e desde 2006 produz projetos fotográficos e audiovisuais sempre com recorte educacional. É co-fundadora do GEMA e do FotoLibras, idealizadora do projeto ‘Espelho dÁgua’ e sócia–diretora da produtora Desvia.

Eduardo Queiroga Fotógrafo e professor. Mestre e doutorando em Comunicação, co-fundador do FotoLibras e do GEMA. Idealizador do projeto ‘Imagem Experiência’, que trabalha o uso da fotografia na sala de aula. Foi repórter-fotográfico e sócio em agências fotográficas, publicou nos principais veículos do país. Estuda a autoria na fotografia. Participou de exposições individuais e coletivas, entre elas ‘Sobreposições’ e ‘Parteiras, um mundo pelas mãos’.

Vládia Lima Fotógrafa e Educadora de Fotografia. Co-fundadora/integrante das equipes Fotolibras e GEMA. Facilitou várias oficinas e cursos em projetos sociais e culturais para todas as idades. Atuou no Jornal do Commercio como repórter fotográfica, além de publicar fotos em vários outros jornais, revistas nacionais, livros didáticos, e ainda participou de diversas exposições coletivas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: