O Evento

Programado para acontecer entre os dias 12 e 15 de agosto, o I Encontro de Fotografia e Educação (EFE) trouxe ao Recife uma reflexão sobre práticas educativas e a fotografia como ferramenta pedagógica no ensino formal. Coordenado pelo Grupo de Educação e Mudança pela Arte (GEMA – Recife-PE) e com patrocínio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (FUNCULTURA), o evento ofereceu inscrições gratuitas para professores das redes públicas municipal e estadual.

O encontro contou com a participação dos convidados Ana Mae Barbosa (SP), Miguel Chikaoka (PA), João Kulcsár (SP) e Ana Maria Schultze (SP), educadores com ampla experiência prática e teórica nas áreas de arte-educação e fotografia. Além dos convidados mediadores, as atividades desenvolvidas foram facilitadas pelos integrantes do GEMA: Eduardo Queiroga, Mateus Sá, Rachel Ellis e Vládia Lima.

O formato do evento valorizou a troca de experiências entre os participantes contemplando rodas de discussões e grupos de trabalho com foco em três áreas temáticas: a interdisciplinaridade, a leitura da imagem e a arte-educação aplicada na sala da aula.

O início do evento se deu no dia 12 de agosto, no Teatro Hermilo Borba Filho, as 19h, aberto ao público em geral, e contou com apresentações dos quatro convidados.

Do dia 13 a 15, as atividades foram restritas aos inscritos e aconteceram das 8h30 as 17h30 no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire (Rua Real da Torre, nº 299, Madalena).

GEMA: O GEMA é uma entidade sem fins lucrativos que tem como finalidade elaborar, administrar e articular eventos, projetos e atividades educacionais e culturais com foco na inclusão visual. Composto por Eduardo Queiroga, Mateus Sá, Rachel Ellis e Vládia Lima, o grupo trabalha para estimular a produção, uso e leitura da imagem e outros meios de comunicação de uma forma criativa, lúdica e crítica, considerando o seu poder de contribuir com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Realiza capacitações, cursos, oficinas, workshops e exposições nas áreas de comunicação e artes visuais, sempre procurando promover e articular atividades junto a outras entidades (governamentais, não governamentais e privadas) e realizar ações para aumentar a ‘voz’ de grupos que tradicionalmente ficam fora dos meios de comunicação e/ou estão representados com uma imagem negativa, incentivando a inclusão nas artes visuais em seus trabalhos socioeducativos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: